Cerveja IPA
IPA (pronúncia em português) ou ai-pi-ei (pronúncia) em inglês.
Mas afinal, o que é IPA?
É a sigla do estilo de cerveja Índia Pale Ale, cuja origem remonta à escola de cerveja Britânica/Inglesa.
Característica do estilo: cerveja de alta fermentação em razão da levedura Ale utilizada no processo de feitura, a estrela da cerveja é o lúpulo que confere à cerveja um amargor no final do gole, dependendo do lúpulo a ser utilizado vai apresentar na cerveja notas cítricas, frutadas, terrosas ou herbais, além do amargor como característica, o aroma é um dos seus principais pontos altos.
Origem do estilo, há relatos literários que remonta à origem à Inglaterra do século XVIII, época do processo de industrialização e inovações tecnológicas que proporcionaram a malteação dos cereais, trazendo novas paletas de cores aos grãos, o malte utilizado para fazer esse estilo de cerveja era de cor âmbar, diferenciando dos maltes torrados utilizados no processo das Porters.
Há relatos, mas não consenso de que o estilo ÍNDIA PALE ALE está ligado à colonização da Índia pela Inglaterra, segundo consta em algumas literaturas do campo cervejeiro, como o Guia Oxford da Cerveja de OLIVER e MENDES.
Mas há também quem conteste, há quem defenda que a origem da IPA se deu de forma natural com o desenvolvimento da cadeia cervejeira.
De todo modo, a IPA é conhecia pela sua robusta lupulagem e generoso teor alcoólico, além de carregar um buquê altamente aromático.
Sua harmonização com alimentos é bem versátil, passeia por um leque de pratos, que vão do doce ao salgado, harmonizando pela semelhança, contraste, corte e equilíbrio de forças.
Do tradicional churrasco e hambúrguer, a pratos condimentados e claro, sobremesas como mousse de limão ou maracujá.
Ou, apenas, com um brinde com amigos.
E aí, vai tomar uma IPA hoje?
Saúde!
Beba com moderação.