Cursos sobre Vinhos

Geralmente pessoas que acompanham a confraria me pedem indicações de cursos sobre vinhos. Então, vou comentar sobre alguns, mas já adianto que temos uma grande variedade de escolas, porém nesses espaços você não encontra muita pluralidade de público.

Vou começar falando da Wset, uma escola de origem inglesa, voltada para apreciadores de vinho e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos. A Wset está presente em vários países, inclusive aqui no Brasil, onde temos duas escolas que oferecem esses cursos que são: a Eno Cultura e a The Wine School. Esses cursos são de moldes europeus e exploram os aromas clássicos, como a groselha por exemplo. É um curso importante para o profissional principalmente porque dá certificado internacional.

O curso tem 3 níveis. O primeiro apresenta aspectos básicos. O segundo tem foco em uvas e climas. E o terceiro reforça os conteúdos dos dois primeiros níveis e aborda outros estilos de vinhos. Além disso, esse curso também é procurado por profissionais que trabalham no ramo de trade.

Outra escola que vale muito a pena conhecer é o Ciclo das Vinhas, da sommeliérie Alexandra Corvo, que é pioneira no ramo educacional de vinhos no Brasil. O meu contato com a Alexandra foi somente o profissional, e considero suas aulas super fáceis de entender porque ela usa uma linguagem simples. O ciclo oferece aulas de um dia, que são bem esclarecedoras, e também tem cursos de formação profissional que duram mais tempo. Quem tiver a oportunidade de conhecer a escola verá uma biblioteca só de livros de vinho.

A instituição Senac, presente em todo o Brasil, tem formação de profissional de sommelier com um curso de 144 horas. Esse foi o primeiro curso que fiz na área, e foi um divisor de águas para minha vida profissional. Trata-se de um curso bem didático com bastante degustações e bons professores. E o melhor de tudo é que oSenac oferece uma boa estrutura. O Senac oferece também curso básico introdutório, para iniciantes e apreciadores de vinho.

Eu já fiz cursos em todas as escolas citadas acima e recomendo. E também há outra instituição bem conhecida no meio que é Abs – Associação brasileira de Sommelier. Referência no Brasil, essa escola também é pioneira no ramo educacional. Apesar do reconhecimento dessa escola, eu nunca fiz um curso lá, porém acho válido citá-la nesse post. Caso você tenha interesse pesquise para verificar os cursos que eles oferecem.

Todas as escolas que eu citei acima estão fazendo, nesse momento pandêmico, cursos online, é só verificar a grade da escola disponível nos sites. Espero ter ajudado vocês e bons estudos.

Mais do Blog