“Todo vinho é bom dependendo do preço.”
Essa é uma máxima que carrego tanto para avaliar quanto para indicar vinhos a quem quer que seja.
E claro que sei que há vinhos desagradáveis ou mal produzidos, mas entendo que mesmo esses encontram um local em uma escala de preços qualquer.
Essa prática vem do conceito econômico de custo-benefício, que é simplesmente a relação entre o custo de um bem e a satisfação ou benefício que ele promove. Por exemplo: Você está pesquisando carros para comprar e encontra 2 veículos de mesmo valor, porém, um é mais novo, com ar condicionado, vidro elétrico e direção hidráulica, enquanto o outro alem de ser mais antigo, não possui nenhum desses acessórios.
Neste exemplo, o carro que dispõe dos acessórios citados tem uma relação custo-benefício mais vantajosa que o outro por entregar um conforto maior ou mais tecnologia embarcada ao mesmo custo.
Também assim é com o vinho.
Aos mais fluentes na língua do vinho, termos como estrutura, complexidade, elegância e equilíbrio, não são estranhos, ao contrário disso, e são também características que desejamos encontrar nas nossas degustações e voltando ao nosso exemplo, é muito comum encontrar um vinho com as rodas esportivas, vidro elétrico, câmbio automático, ou seja, estrutura, complexidade equilíbrio e elegância ao mesmo custo de um outro rótulo que não vai te entregar alguma (s) dessas características, cabendo ainda avaliar se é o que entrega que está barato ou o que não entrega que está caro para então poder dizer se a relação custo benefício daquele rótulo é boa ou não.
Nesse ponto creio que cada um deva ter a sua própria escala, mas como exemplo podemos definir algumas faixas de preços semelhantes as abaixo a fim de “encaixar” os vinhos em alguma dessas faixas e utilizar como parâmetro na hora de escolher ou indicar algum rótulo:
Faixa 1: abaixo de $40
Faixa 2: de $40 a $60
Faixa 3: de $60 a $80
Faixa 4: de $80 a $100 e assim por diante.
Levando para a prática, trago um rótulo bem comercial, facilmente encontrado em qualquer loja de varejo: Vinho Sul africano Nederburg Sauvignon Blanc. Um vinho bem aromático, agradável e versátil, podendo ser servido em harmonização ou não.
Para mim, esse rótulo está muito bem encaixado na faixa entre $60 e $80, mais próximo aos $60 para ser mais exato.
Dessa forma, neste exemplo a relação custo benefício seria ótima se encontrássemos esse vinho sendo vendido até $40, seria boa se encontrado entre $40 e $60, seria ok na faixa entre $60 e $80 e ruim se qualquer coisa acima disso!
Simples não?
Utilize essa fórmula nas próximas vezes que for comprar um vinho! Isso vai te ajudar a evoluir tanto a sua análise quanto às suas indicações!!
Saúde!!